João Amin


Nascido em Florianópolis no dia 7 de junho de 1980, João Antônio Heinzen Amin Helou é deputado estadual da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Tem a política no berço de sua família. É filho do deputado federal Esperidião Amin, ex- senador da República, duas vezes governador de Santa Catarina e prefeito de Florianópolis e da ex-deputada federal e duas vezes prefeita da Capital Angela Amin.

Formado em Administração pela UNICA e com mestrado em administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), João Amin foi vereador eleito no pleito de 2008 com 6.271 votos, sendo um dos vereadores mais votados na história da Capital catarinense. Alcançou o objetivo enaltecendo o trabalho em favor de projetos que defendam o meio ambiente e a qualidade de vida, planejando o futuro e o desenvolvimento da cidade de maneira sustentável.

Entre as principais ações do então vereador João Amin destacam-se a criação do Programa Municipal de Tratamento e Reciclagem de Óleo de Cozinha e a Fiscalização de Emissão de Fumaça e Ruídos por Veículos Automotores. Propôs a implantação do Parque da Via Expressa Sul, do Código de Sustentabilidade de Florianópolis e do Museu da Cidade.

Além das proposições, o vereador se destacou na fiscalização dos atos do Poder Executivo, atribuição que a Constituição Federal lhe confere. Sob este prisma, contribuiu na defesa dos interesses da cidade, do funcionalismo municipal e das minorias. Também está engajado na luta permanente pela melhora dos serviços de Educação e Saúde para a população de Florianópolis.
Eleito vice-prefeito de Florianópolis em 2012, João Amin ocupou o cargo de secretário de Obras na atual administração municipal, quando teve a oportunidade de desenvolver diversos projetos e viabilizar uma série de recursos para a infraestrutura de Florianópolis, principalmente com objetivo de desatar os nós da mobilidade urbana, um dos maiores problemas do município.